SQL Server Create View Exemplo na prática (Criando view fácil fácil)

No meu primeiro video SQL Server Procedures, views etc houve uma dúvida sobre a utilização de view para banco de dados. Então fiz um exemplo específico (na prática) simples de utilização de views, são passos simples para criar a sua view no banco de dados SQL Server.

1. Criei um banco de nome “meubanco”, todos os scripts estão disponíveis para Download no final da página.

2. Criei as Tabelas tb_aluno e tb_situacao

    tb_aluno contém de forma fictícia os dados de código do aluno, nome e código de sua situação.

    tb_situacao é uma tabela auxiliar que contém o código e a descrição da situação, se o aluno está aprovado, reprovado ou em Exame

3. Criei alguns dados fictícios

4. Criei uma view na qual o select me traz os alunos aprovados (partindo da primissa que sei o código de qual é a situação “aprovado”) fazendo consulta somente na tabela tb_aluno

5. Criei uma view na qual o select faz uma junção entre as tabelas e combina as duas para me trazer o código e  nome ( que estão na tabela tb_aluno ) e a descrição da situação ( que está na tabela tb_situacao )

 Veja o vídeo com esse exemplo e explicação:

Glossário: View na tradução do inglês significa “visualização”, e para o conceito de banco de dados apresentado nesse artigo é exatamente isso, quando fazemos uma seleção de dados através do select estamos fazendo uma visualização, porém essas consultas tendem a serem muito complexas e extensas, a VIEW vem para dar um “nome” a essa seleção de dados e facilitar esse trabalho.

Pessoal, espero que tenham gostado, se houver dúvidas, sugestões, elogios deixe um comentário, entre em nosso canal, se inscreve que tem muito mais conteúdo por vir.

Grande abraço!